top of page
adivinabel

O que é Tantra?

O Tantra é um caminho que afirma radicalmente a vida, em contraste com outras formas de yoga que negam aspectos da nossa humanidade. O caminho tântrico nos convida a uma maior conscientização da totalidade da existência, não apenas através da contemplação, mas através de práticas transformadoras específicas de cultivo da consciência e incorporação. Este renascimento tântrico busca restaurar a integridade original da tradição tântrica clássica, oferecendo práticas e ensinamentos que revelam a beleza e a profundidade do divino na vida cotidiana.


o Tantra é fundamentalmente abraçador do mundo, em vez de negador do mundo. Diferente de outros caminhos ióguicos que são transcendentalistas e renunciadores, o Tantra não dualista ensina que o Divino está presente em tudo o que podemos perceber com nossos sentidos. Não buscamos estados de consciência "mais elevados", mas uma consciência mais completa da totalidade do Ser aqui e agora, uma percepção mais profunda do milagre da vida revelado em todas as formas, sentimentos e criaturas.


Assim como Yoga não se refere a posturas físicas, Tantra não se refere a sexualidade mística, independente do que o senso comum dissemina. Yoga são caminhos espirituais que seguem diferentes principios, práticas, objetivos, alguns com posturas físicas - chamados asnas - e outros não. Entre esses caminhos se encontra um dos mais antigos - O Tantra Yoga.


O termo "Tantra Clássico" refere-se ao período de auge do movimento espiritual tântrico, entre aproximadamente 800 e 1100 d.C. Este período distingue-se das tradições hinduístas sincréticas tardias e do haṭha-yoga (1100-1800), bem como do neo-Tantra moderno, movimento que conhecemos hoje no senso comum da palavra Tantra, criado por volta de 1900 pelo americano Pierre Bernard.


O Tantra Clássico está associado principalmente à religião de Shiva e Shakti, conhecida como Shaivismo, que é a raiz original do movimento tântrico a partir do ano 500. O Shaivismo foi praticado em diversas regiões, incluindo a Índia, Nepal, Paquistão, Bengala, Sudeste Asiático e Indonésia, sendo a religião dominante no subcontinente indiano durante o período medieval.


O Tantra tem influencia em grande parte das religiões e tradições orientais como Budismo e muitas das práticas conhecidas no Ocidente tem origem direta no Tantra. Eu gosto de pensar no Tantra como um caminho espiritual feito para pessoas que vivem no mundo cotidiano. Pessoas que não renunciam sua vida mundana para viver a espiritualidade e em vez disso, encontram a espiritualidade em tudo da sua rotina.


A maioria das linhagens de tantra são não-duais, ou seja, não separam espiritualidade de humanidade, bom de ruim, divino de profano. Para o Tantra, tudo é divino e parte da espiritualidade é vivenciar todas as facetas e experiencias humanas e permitir que o universo/ a grande consciência experencie tudo através de você.


Ser Tantrico, pra mim, é aceitar incondicionalmente tudo que a realidade traz e abraçar como a experiência mais divina possível. Pois nada que foi antes, que virá ser, nada de bom ou de ruim é mais divino do que o momento presente em sua inteireza




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page